Faculdade de Arquitetura


Faculdade de Arquitetura


O profissional de arquitetura é o profissional que projeta, coordena e planeja a construção ou reforma de residências, locais de trabalho, pontos de lazer e de estudo, cidades, ruas, praças e jardins, conforme as necessidades da comunidade. Criatividade, sensibilidade e interesse pelas artes são algumas características inerentes ao profissional de arquitetura, além de aptidão para trabalhar com números, a exatidão e a meticulosidade, a capacidade de observação e análise, bem como a facilidade de trabalhar em equipe.

A função social do profissional de arquitetura em nosso país, é de grande importância. Suas atribuições profissionais são requeridas tanto na iniciativa pública quanto na privada.

O profissional de arquitetura exercerá suas atividades no planejamento arquitetônico e urbano, na arquitetura de interiores, na comunicação visual, no desenho industrial e, também no paisagismo.

O profissional de arquitetura pode trabalhar como empregado de uma construtora, mas muitos destes profissionais atuam como autônomos. São profissionais liberais, ou seja, mantém seu próprio escritório, negociando diretamente seus serviços com o consumidor. Isso envolve a administração de custos, a formação de uma carteira de clientes, a busca da qualidade em seus projetos que possam projetá-los e valorizá-los no mercado.

A profissão de arquiteto é regulamentada. Para exercê-la é obrigatório possuir diploma de bacharel em arquitetura emitido por curso superior reconhecido pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho de arquitetura e Urbanismo da região onde atua.

Saiba mais sobre o curso de arquitetura, onde estudar e como está o mercado de trabalho para este profissional! O mercado de trabalho para o profissional formado em arquitetura encontra-se em expansão no país, em especial no setor de construção civil. Além disso o setor público também tem aumentado a procura por arquitetos. As regiões que mais oferecem vagas para esse profissional são a Sudeste e a Sul.


Redes sociais