Faculdade de Criminologia


Faculdade de Criminologia


A criminologia consiste no estudo pluridisciplinar do fenómeno criminal, constituindo-se no cruzamento dos saberes sobre o crime, a desviância e os sistemas de controlo social. Trata-se, pois, de articular os conhecimentos de diferentes áreas científicas, bem como os seus métodos, para conhecer o crime, o delinquente, a vítima, a criminalidade e a reacção social ao crime.

Enquanto disciplina teórica, empírica e aplicada, a criminologia baseia-se em grande medida nos conceitos, perspectivas e metodologias das ciências humanas e sociais, das ciências jurídicas e das ciências bio-médicas, repousando particularmente no Direito, na Sociologia e na Psicologia. Foi a partir destes elementos que estruturam o campo criminológico, definido enquanto campo de saber e de práticas, que se pensou a lógica que presidiu à organização e estrutura do plano de estudos, designadamente as áreas científicas nele contempladas (criminologia, Direito, Ciências do Comportamento, Estatística, Métodos de Investigação Científica e Ciências Forenses), os seus princípios e objectivos, bem como a natureza e objectivos das unidades curriculares e respectivas metodologias de ensino.

O referido curso visa promover o conhecimento da criminologia que abrange estudos sobre a violência, vitimologia, penas que estão diretamente ligados ao direito de liberdade previsto na Constituição Federal. A carga horária é de 60h (sessenta horas). Tem como público alvo Advogados, Juizes, Delegados, Universitários, Professores, Defensores Públicos, Promotores de Justiça, Procuradores, Funcionários Públicos e Privados, estudantes e o cidadão em geral.

Ao final do curso, o aluno será capaz de compreender sobre a criminalidade numa visão ampla; Terá uma abrangência sobre a história, elementos, foco sobre vitimologia entre outros temas diretamente relacionados com a violência social, entre tantos outros que darão aos participantes parâmetros para entender e colaborar na minimização da criminalidade social.

O profissional de criminologia compõe o quadro de profissionais da Polícia Civil. Após a aprovação no concurso, há um curso de especialização oferecido pelas Academias de Polícia Civil. Em São Paulo o curso dura oito meses, e se estuda “criminologia, balística, acidentes de trânsito, lingüística, análises de DNA, perícias de informática, áudio e vídeo, entre outras disciplinas”. Ao longo da carreira o profissional de criminologia pode ser deslocado para vários setores específicos, recebendo a qualificação necessária.

De acordo com o site da polícia científica de São Paulo, o perito é responsável por localizar as provas técnicas, e analisar os vestígios do delito. As provas técnicas são muito importantes em um processo, não sendo descartadas mesmo quando o réu é confesso. Esse profissional de criminologia, após a localização das provas, estuda o corpo do objeto, realiza exames laboratoriais específicos, analisa todas as informações das quais dispõe e reconstitui a cena do crime, na tentativa de desvendar os autores, as armas utilizadas, o modo como foi realizado e até as vítimas.


Redes sociais