Faculdade de Direito


Faculdade de Direito


O profissional de direito atua na resolução de conflitos, representando partes de um processo judicial. Ele analisa os pontos das disputas com base na legislação do país e faz a defesa dos interesses dos seus clientes junto aos órgãos competentes, nos mais diversos campos do direito. Também presta serviços de consultoria e assessoria jurídicas. Como bacharel em direito (mesmo sem inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil/OAB), pode ainda participar de inúmeros concursos públicos, como de promotor de Justiça e de juiz de direito.

Além do estágio comum, o estudante de direito pode também ser um estagiário inscrito na OAB. Para isso, precisa estar no 4º ano ou no 7º semestre. Com essa inscrição, seu estágio é supervisionado pela Ordem e ele recebe um orientador, que é um advogado sênior que o acompanhará durante o período máximo de dois anos. Inscrito na OAB, esse estagiário também tem mais facilidade para acesso aos fóruns e para solicitar processos nos cartórios.

O bacharel em direito também pode fazer estágio depois de formado, por um período de dois anos, no máximo.

O bacharel em direito possui um dos mais amplos leques de atuação profissional. No setor público e no setor privado, há uma grande quantidade de profissões jurídicas típicas que só podem ser exercidas por quem possui diploma em direito. No setor público, destacam-se as atividades de juiz, promotor de justiça e advogado de entes estatais. No setor privado, a advocacia ganhou nos últimos tempos áreas de atuação cada vez mais especializadas, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Além destas atividades típicas, o profissional do direito é cada vez mais solicitado para atuar em outros campos, como diplomacia, mediação e arbitragem, assessoria política, consultoria empresarial, jornalismo, etc. Recentemente, a demanda por profissionais de formação jurídica passou a ser expressiva também em organizações internacionais e não-governamentais, relacionadas ao meio-ambiente, aos direitos humanos, à educação, à proteção do consumidor, entre outros.

Para ser um profissional de direito é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Há duas provas: uma com questões objetivas, de caráter eliminatório, e outra prática-profissional, composta de uma redação de peça profissional e por questões práticas, sob a forma de situações problema. Segundo a FGV Projetos, responsável pela aplicação do exame, apenas 18,5% dos candidatos inscritos nas provas ocorridas entre 2010 e 2012 foram aprovados na primeira vez que prestaram o exame. Nesse período, a OAB registrou 892.709 inscrições, sendo 361.110 de candidatos diferentes.


Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Acre Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Alagoas Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Amapá Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Amazonas Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Bahia Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Ceará Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Distrito Federal Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Espírito Santo Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Goiás Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Maranhão Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Mato Grosso Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Mato Grosso do Sul Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Minas Gerais Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Pará Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Paraíba Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Paraná Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Pernambuco Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Piauí Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Rio de Janeiro Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Rio Grande do Norte Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Rio Grande do Sul Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Rondônia Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Roraima Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Santa Catarina Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica São Paulo Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Sergipe Faculdade de direito administrativo e gestÃo pÚblica Tocantins

Redes sociais