Faculdade de Educação Física


Faculdade de Educação Física


O profissional de educação física é responsável por desenvolver o hábito do exercício físico, oferecer recreação, educar os movimentos através do exercício físico e dar subsídios para o condicionamento físico de pessoas de todas as idades, e também para os atletas. O curso educação física dura quatro anos e oferece tanto o bacharelado como a licenciatura.

O Profissional de educação física é um profissional de nível superior, ou seja, cursou Faculdade, onde pode assimilar conhecimentos profundos das áreas médicas, pedagógicas, psicológicas e sociais.

É muito das vezes conhecido e chamado de professor, já que boa parte das faculdades dão enfoque a licenciatura ou bacharelado. Tem em seu currículo, cursos de anatomia, fisiologia, psicologia do desenvolvimento e comportamental, sociologia, modalidades esportivas e atléticas, ginástica, disciplinas pedagógicas, dança e outros.

Por atuar em campo vasto, o profissional de educação física normalmente possui especializações ou pós-graduação.

A valorização do bem-estar e da qualidade de vida aquece o mercado de trabalho para os profissionais de educação física. Os locais que mais empregam os profissionais são as academias de ginástica e escolas, já que educação física é uma disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio. O formando também pode trabalhar em clubes, empresas privadas- com ginástica laboral - e em condomínios e resorts, promovendo atividades de recreação. Começam a haver oportunidades em clínicas, hospitais e spas, que contratam o profissional de educação física para tratar do condicionamento físico dos pacientes. Empresas de seguro-saúde procuram o profissional de educação físico para atuar em centros de saúde preventiva. As regiões Sul e Sudeste concentram a maioria das vagas. Mas no Nordeste o setor de turismo absorve muitos profissionais, que trabalham principalmente em hotéis, seja no entretenimento, seja como guias turísticos.


Redes sociais