Faculdade de Nutrição


Faculdade de Nutrição


A alimentação e a nutrição de indivíduos e comunidades são os eixos centrais do trabalho do profissional. É responsável pela avaliação, diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional de pessoas de todas as faixas etárias com o objetivo de recuperar ou promover a saúde por meio de uma alimentação adequada. O trabalho também pode envolver a realização de ações relacionadas à segurança alimentar de grupos ou comunidades.

Principais áreas de atuação

  • Administração da produção de refeições em cozinhas industriais, restaurantes, refeitórios e bares
  • Assessoria nutricional em academias de ginástica e spas
  • Desenvolvimento de produtos para a indústria alimentícia
  • nutrição clínica
  • nutrição esportiva
  • Marketing nutricional


O profissional de nutrição é um profissional que caracteriza muito bem o mundo de hoje, em que a preocupação com a qualidade de vida torna-se cada vez maior. A nutrição é uma profissão do presente e do futuro. Neste final de século, a tendência será de acentuar o lado de atuação liberal, competitiva e especializada, totalmente ligada aos processos de informatização. O nutricionista é, e será, um profissional empenhado cada vez mais na busca de formas para aumentar a sobrevivência e longevidade do ser humano.

A duração do curso de nutrição é de quatro anos e tem como objetivo formar um profissional preparado para desempenhar funções nas diferentes áreas do campo da nutrição. De acordo com o CFN, existem cerca de 65 universidades em todo o país que ministram o curso de nutrição. Essas universidades estão espalhadas nas cinco regiões, com maior concentração no Sudeste (53%). Além disso, aproximadamente vinte instituições de ensino superior oferecem cursos de pós-graduação, latu e strictu sensu, aperfeiçoamento, mestrado, especialização e doutorado.


Redes sociais