Faculdade de Odontologia


Faculdade de Odontologia


O profissional formado em odontologia é responsável pela saúde bucal das pessoas. Ele atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes.

O profissional de odontologia realiza tratamentos estéticos e também intervenções relacionada à saúde bucal. Ele está apto a identificar doenças através de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais e, a partir do diagnóstico, propor o tratamento mais adequado e receitar medicamentos.

O profissional de odontologia pode desempenhar atividades em diversas áreas:
  1. Dentística Restauradora – Atua na restauração e restabelecimento da forma e função dos dentes. Realiza procedimentos para clarear e corrigir a estética dos dentes.
  2. Endodontia – Realiza tratamento de lesões e doenças no nervo e na raiz dos dentes. É mais popularmente conhecido como tratamento de canal.
  3. Estomatologia – O sistema estomatognático é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, palatinas, glândulas salivares e demais estruturas da orofaringe. Esta área da odontologia preocupa-se em diagnosticar, prevenir e tratar de doenças deste sistema.
  4. Implantodontia – Implanta próteses dentárias e pinos para restaurar espaços ausentes de dentes.
  5. Odontologia Legal – Realiza a identificação de cadáveres através da arcada dentária. Emite laudos e pareceres de exames periciais. Pode atuar também em balística forense.
  6. Ortodontia – Utiliza aparelhos ortodônticos para corrigir a posição dos dentes e alterar a mordedura. Previne e trata problemas de crescimento e amadurecimento da face e arcadas dentárias.
  7. Periodontia – Trata os processos inflamatórios e infecciosos das gengivas. Remove placas bacterianas através de cirurgias e raspagens.
  8. Traumatologia e Cirurgia – Diagnostica lesões e realiza cirurgias de recuperação do aparelho mastigatório.


Conforme o Conselho Federal de odontologia, existem, atualmente, 203 faculdades que formam profissionais ligados à área no Brasil. Dos 258,8 mil dentistas registrados nos Conselhos Regionais, 70% estão nas regiões Sul e Sudeste. Enquanto nessas duas localidades o mercado pode ser considerado saturado, no restante do país há uma grande carência de cirurgiões-dentistas.

Devido ao elevado custo dos equipamentos para montar um consultório, geralmente os profissionais de odontologia que desejam trabalhar com atendimento clínico privado costumam iniciar sua carreira dividindo o consultório com colegas.


Redes sociais