Faculdade de Psicologia


Faculdade de Psicologia


A psicologia é um campo fascinante para quem se interessa pelo conhecimento da mente humana. O profissional de psicologia atua nas mais variadas esferas profissionais, mas sempre no campo científico, pois deve ficar claro que a psicologia é uma ciência.

Este profissional pode escolher, entre outras áreas, a psicologia Social, a Psicometria, a psicologia Experimental, incluindo os estudos comportamentais, a psicologia do Desenvolvimento, a Metafísica, a Neuropsicologia, a Psicopatologia, dentro das diversas teorias existentes, ou criando outras teses, tudo voltado para a psicologia Aplicada – justamente a aplicação das elaborações teóricas nestas esferas específicas.

Esta profissão foi regulamentada em 27 de agosto de 1962, pela lei 4119, que também rege os cursos de formação nesta área. O psicólogo estuda os processos mentais e comportamentais do homem, interage com a medicina, a educação e as empresas industriais, nos problemas que envolvem aspectos psicológicos, indicando o tratamento mais eficaz em cada caso pesquisado; realiza experiências e investigações acadêmicas em seres humanos, com o objetivo de detectar suas facetas mentais e orgânicas; observa o predomínio, na mente e no comportamento do indivíduo, de fatores hereditários e do contexto ambiental; realiza o diagnóstico, o tratamento e a profilaxia de perturbações da personalidade e das emoções, bem como das situações de falta de adaptação a determinados meios sociais; aplica testes psicológicos, entre outras atividades.

Na Copa do Mundo de 2014, a psicóloga Regina Brandão teve grande destaque ao ser chamada para fazer palestras aos jogadores da seleção brasileira, que pareciam sentir de mais a responsabilidade de jogar (e de ganhar) o torneio mundial realizado no país. Esse é apenas um exemplo de que a atuação deste profissional vai muito além do tradicional atendimento no consultório. O auxílio na preparação de atletas e equipes esportivas de alto desempenho, por exemplo, é uma área que cresce. O trabalho do psicólogo também continua requisitado nos setores de recursos humanos das empresas, no serviço de orientação educacional e profissional em instituições de ensino, em hospitais e instituições de saúde. "O desenvolvimento da neurociência nos últimos anos tem possibilitado o crescimento da área de neuropsicologia para atender pacientes com distúrbios neurológicos, tais como demências, sequelas de traumatismo crânioencefálico e transtornos de aprendizagem, como dislexia. O profissional também pode trabalhar na área acadêmica, com pesquisa, e em consultoria para empresas, na área de marketing e tomadas de decisões nos negócios", afirma Priscila Covre, professora na faculdade de psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. Continua grande a demanda por este profissional no setor público de saúde. Neste caso, o acesso às vagas se dá por meio de concurso público.


Faculdade de psicologia e servico social forense Acre Faculdade de psicologia e servico social forense Alagoas Faculdade de psicologia e servico social forense Amapá Faculdade de psicologia e servico social forense Amazonas Faculdade de psicologia e servico social forense Bahia Faculdade de psicologia e servico social forense Ceará Faculdade de psicologia e servico social forense Distrito Federal Faculdade de psicologia e servico social forense Espírito Santo Faculdade de psicologia e servico social forense Goiás Faculdade de psicologia e servico social forense Maranhão Faculdade de psicologia e servico social forense Mato Grosso Faculdade de psicologia e servico social forense Mato Grosso do Sul Faculdade de psicologia e servico social forense Minas Gerais Faculdade de psicologia e servico social forense Pará Faculdade de psicologia e servico social forense Paraíba Faculdade de psicologia e servico social forense Paraná Faculdade de psicologia e servico social forense Pernambuco Faculdade de psicologia e servico social forense Piauí Faculdade de psicologia e servico social forense Rio de Janeiro Faculdade de psicologia e servico social forense Rio Grande do Norte Faculdade de psicologia e servico social forense Rio Grande do Sul Faculdade de psicologia e servico social forense Rondônia Faculdade de psicologia e servico social forense Roraima Faculdade de psicologia e servico social forense Santa Catarina Faculdade de psicologia e servico social forense São Paulo Faculdade de psicologia e servico social forense Sergipe Faculdade de psicologia e servico social forense Tocantins

Redes sociais