O que mudou com o novo fies?

O novo FIES agora é dividido em 3 modalidades. A grande novidade é que o PRAVALER, maior programa de crédito universitário privado do país, vai oferecer financiamento aos alunos de duas modalidades, inclusive sem juros, dependendo da faculdade escolhida!

FIES 1

Exclusiva para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Nessa modalidade o financiamento é feito pelo governo, os alunos não pagam juros sobre as parcelas, porém há um limite de 100 mil vagas.

FIES 2

Exclusiva para os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. O PRAVALER está presente nessa modalidade, inclusive para financiamento sem juros e sem limite de vagas!

FIES 3

Semelhante à modalidade FIES 2, porém aberta às demais regiões do país. Nesse cenário, podem se inscrever para o FIES os estudantes que possuam renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. O PRAVALER também está presente nessa modalidade, inclusive para financiamento sem juros e sem limite de vagas!

Iniciativa privada também faz parte do FIES!

PERGUNTAS FREQUENTES

É verdade que o novo FIES agora conta com a iniciativa privada?

Verdade:Além do governo, haverá financiamento de instituições privadas em 2018. Assim, é possível ampliar a oferta de crédito universitário. Dentre as instituições que oferecem o crédito privado está o PRAVALER, que há 12 anos atua na área e sabe exatamente o que os estudantes que iniciam sua jornada no ensino superior precisam nessa nova etapa de suas vidas. O PRAVALER já beneficiou mais de 120 mil alunos e financiou R$ 2 bilhões em mensalidades de 500 instituições de ensino de todo o Brasil, que juntas reúnem 55% das vagas disponíveis no ensino superior privado presencial do País. Como as vagas do FIES 1 (público) são limitadas, o estudante precisa informar no SisFies que também tem interesse nas demais modalidades. Assim, se não conseguir o FIES público, poderá contar outras opções de financiamento.

É verdade que o FIES 1 é para todos os estudantes?

Mito:O FIES 1 é destinado unicamente para estudantes com renda familiar de três salários mínimos por pessoa, que tenham tirado nota mínima de quatrocentos e cinquenta pontos no ENEM e que não tenham tirado nota superior a zero na redação, e as vagas são limitadas a 100 mil estudantes. Mas o PRAVALER, vai estar no FIES 2 e 3 com juro zero para todo e qualquer aluno, seja qual for sua renda familiar per capita. A taxa zero depende apenas da faculdade escolhida pelo estudante.

Estudantes de graduação na modalidade EAD podem solicitar o FIES?

Mito:Apenas estudantes de graduação presencial podem solicitar o FIES. Se você quiser fazer seu curso EAD usando financiamento, conte com a opção do PRAVALER. Os cursos à distância são cada vez mais considerados pelo mercado e aliam praticidade e qualidade à possibilidade de ter uma formação de nível superior.

Só é possível estudar com crédito estudantil juro zero por meio do Fies?

Mito:As vagas oferecidas pelo FIES 1 (público) em 2018 terão juro zero, porém são destinadas a estudantes com renda per capita de até três salários mínimos. No PRAVALER, o financiamento juro zero é destinado para todo e qualquer aluno, seja qual for sua renda familiar per capita. A taxa zero depende apenas da faculdade escolhida pelo estudante.

O estudante precisa ter uma conta em banco para poder fechar um contrato do FIES?

Verdade:Para o FIES 1, o estudante precisa ter uma conta em banco, e caso ele não possua, deverá providenciar a abertura de uma. Porém, com o PRAVALER o estudante não precisa de uma conta em banco e faz tudo online.

O FIES financia todos os cursos?

Mito:Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do FIES. Os cursos que ainda não possuam avaliação no SINAES e que estejam autorizados para funcionamento, segundo cadastro do MEC, também poderão participar do Programa.

Medicina segue as mesmas regras dos outros cursos?

Mito:Os regulamentos são os mesmos para todos os cursos. No entanto, para medicina, algumas variáveis se adéquam à particularidade do curso.

É possível que o estudante mude da Modalidade I do FIES para Modalidade II?

Mito:Não é possível mudanças de uma modalidade para outra ao longo do período de financiamento.

É verdade que o estudante que já tenha sido beneficiado com o financiamento do FIES não pode participar do FIES 1?

Verdade:Exceto o estudante financiado pelo programa que, mediante requerimento ao Agente Operador do Fundo, comprovar o não usufruto do financiamento e o encerramento antecipado do contrato.

Redes sociais